Como divulgar minha empresa na internet

Leonardo Valtuille Eichler      quarta-feira, 20 de abril de 2016

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Como divulgar minha empresa na internet?

15 formas infalíveis de divulgar seu negócio na internet. 10 deles sem precisar tirar um centavo do bolso!

Como divulgar minha empresa na internet

Ok. Montei meu negócio. E aí?

Como fazer para começar a movimentar meu negócio?!
Como divulgar minha empresa na internet?!

 

É assim que começam a maioria dos negócios: com muita força de vontade e pouco planejamento.

Iniciar um negócio e um plano de divulgação para um negócio requer muito mais que força de vontade, pois exige que conheçamos os caminhos pelos quais cada negócio pode ter retorno. Cada ramo de atividade possui sua peculiaridade e, da mesma maneira, diversas formas de divulgação podem ter diferentes resultados, sendo aplicados para nichos diferentes.

Assim, não existe uma receita de bolo quando se fala em divulgar, pois é necessário conhecer muito bem para quem você está vendendo, para que os resultados fluam naturalmente.

Independentemente do seu ramo ou nicho, um aspecto é facilmente observável: a internet é o meio mais econômico e que possui o melhor custo benefício quando se tange ao retorno do investimento e sua mensuração.

Por isso, listei aqui 10 dicas de como iniciar a presença digital de sua empresa e como divulgar a minha empresa na internet de forma eficaz. E o melhor: gratuitamente ou gastanto bem menos!!

Nesta primeira parte, listamos algums formas para se divulgar a empresa para aqueles que querem ter mais segurança e o fazerem de maneira GRATUITA.

1. Monte uma Fan Page do Facebook.

Uma Fan Page é uma página empresarial no facebook. Construir uma Fan Page é muito fácil e discorreremos sobre isso em um post futuro, ensinando o passo-a-passo para montar uma fan page no Facebook.

Com a Fan Page a sua empresa pode alcançar pessoas do seu ramo/nicho e que gostam do que oferece.
Ao iniciar um trabalho de postagem interessante, com conteúdos interessantes, não demorará muito até que seu negócio deslanche e propostas cheguem até a sua empresa.

Cada pessoa que gostar do que oferece, curte a sua página, então, monta-se uma audiência baseada em interesses similares, ou seja, que partilham dos mesmos interesses. Para melhores resultados, quanto maior a quantidade de interações (Curtidas e compartilhamentos do post), mais o seu post tem alcance e, possivelmente, mais resultado terá.

A Fan Page já teve resultados incríveis num passado não muito distante, sem precisar tirar um centavo do seu bolso. Mas, ao que parece, Zuckerberg e sua equipe resolveram lucrar de vez com esta verdadeira máquina de fazer dinheiro. Hoje, cada postagem atinge, em média, de 2,5 a 5% da sua audiência.

Ainda é possível ter bons resultados por meio de uma Fan Page, mas mesmo investindo certa quantia de dinheiro, as opções pagas do Facebook são umas das mais econômicas do mercado.

Como divulgar minha empresa na internet? A Fan page é só o começo!


Como divulgar uma empresa na internet

2. Monte um grupo no Facebook.

Montar um grupo no Facebook possibilita uma comunicação direta com seus clientes/ramo/nicho da sua empresa. Estimule seus clientes a entrar num grupo de facebook por você criado.

Entretanto, não fique somente postando coisas relacionadas à venda de seus produtos, pois isso torna seu grupo desinteressante para todos. Mostre para eles que é uma autoridade no assunto e poste assuntos que sejam relevantes para eles e relacionados ao seu nicho.

Desta forma, sempre lembrarão de você pelo relacionamento e por mostrar um grau de conhecimento elevado acerca do ramo em que sua empresa se encontra.


3. Liste grupos em que seu público alvo se localize.

Da mesma forma em que montar um grupo de facebook faz com que tenha um relacionamente com o seu público, participar de grupos de facebook da região em que atua, ou que trate de assuntos similares ao que sua empresa oferece, também garante bons resultados gratuitos. 

Isso é como juntar o útil ao agradável! Divulgue para aqueles que gostam do que oferece! 

Esta é uma estratégia altamente eficaz para que sua empresa possa ter um retorno rápido. Se além de oferecer o que os usuários já gostam, aliar isto a uma promoção, brindes ou descontos, aí o resultado é garantido.

Porém lembre-se: obedeça às regras do grupo e não faça spam.


4. Monte um Instagram

O Instagram também é outro meio gratuito para divulgar as ações de sua empresa. O Instagram roubou certa fatia de mercado do facebook, principalmente entre os mais jovens.

A outra rede social de Mark Zuckerberg, também é um meio de conquistar clientes ao criar um relacionamento constante com pessoas que se envolveram com o instagram da sua empresa.

Uma dica válida para começar a conquistar mais seguidores é buscar empresas do mesmo ramo ou segmento e seguir os usuários que comentam em suas fotos, para que eles possam começar a seguir a sua empresa e receber as notícias que ela posta.

Entretanto, viralizar uma campanha promocional, oferecendo brindes, descontos é o meio mais eficaz de garantir que o Instagram de sua empresa "bombe".


5. Monte um blog

Criar um blog hoje é o meio mais efetivo para que possa conquistar o respeito de sua audiência. 

Temos diversas opções de blogs gratuitos para que possa consolidar a presença de sua empresa na internet. Entre eles podemos citar o wordpress.com, o blogspot e o blogger.

Através deles e por meio dos outros itens acima citados, atuando de forma conjunta, o resultado é exponencialmente maior.

Exemplo: poste uma dica interessante sobre o seu ramo. Divulgue o link desta notícia no facebook, no grupo de facebook que criou, nos demais grupos em que o seu público alvo se localiza e no instagram. Isso gerará acesso para o seu site e, possivelmente, mais resultados para a sua empresa.


6. Crie relacionamento e estabeleça parcerias com autoridades do meio digital

Já pensou em estabelecer uma parceria com uma pessoa que é influente entre seus seguidores, para que ele faça uma propaganda do seu serviço/produto em troca de dinheiro ou até mesmo por meio de permuta?

Acredite: este é uma das formas que se pode obter grandes resultados para a sua empresa.

Geralmente blogueiros ou pessoas influentes tendem a determinar como sua audiência se comporta. A forma em que se vestem, a maneira que se comportam e até os locais que frequentam são vistos com outros olhos por seus seguidores.

Faça o teste e se surpreenda!


7. Crie Grupos no Whatsapp

''Quero saber como divulgar minha empresa no Whatsapp?''

Esta é uma pergunta frequente, que ouvimos diariamente. O Whatsapp é um canal de vendas importantíssimo para criar relacionamento com seus usuários. Por meio do whatsapp é possível criar grupos, os quais reúnem clientes e/ou parceiros que se juntam com um só objetivo: compartilhar informações acerca de um nicho.

Hoje o acesso à informação por meio deste aplicativo para celular aumentou demais e a troca de experiências por meio de grupos no Whatsapp fortalece e estreita relações de pessoas ligadas a um mesmo interesse.

Caso o seu nicho seja de vendas, experimente criar um nicho falando do assunto macro em que o seu negócio se insere e perceba que a troca de informações e experiências gerará negócios com pessoas dos mais diversos ramos.

Entretanto, os grupos do whatsapp também podem ser utilizados para estreitar o relacionamento entre empresa/cliente. Estimule seus cliente a entrar no seu grupo, proporcionando desconto para cada pedido que é feito por meio do grupo, ou então dando brindes e/ou cupons/vouchers caso compartilhem o produto em seu facebook(ou outras redes sociais) e nos seus outros grupos de whatsapp.

O trabalho dentro do whatsapp sendo feito de maneira correta pode trazer resultado mais que surpreendentes.


como divulgar meu trabalho

8. Listas de Transmissão do Whatsapp

As listas de transmissão do Whatsapp são um meio perfeito para ter uma alta taxa de visualização. 
Como funcionam as listas de transmissão do Whatsapp?

Elas são o meio de divulgação em massa criado pelo whatsapp, no qual todas as pessoas da sua lista criada, recebem na conversa privada imagens e textos acerca do que está querendo promover.

É uma forma incrível e que garante que seu produto/serviço seja ao menos visto por todos.

Deve ser usada com cautela e sem exageros, pois pode ter o efeito contrário se aplicada em excesso, passível inclusive de punições, caso muitas pessoas denunciem o feito como SPAM.


9. Google Meu Negócio

O Google é um grande parceiro para o seu negócio, desde que você saiba aproveitar o que ele lhe oferece e saiba extrair o máximo que ele pode lhe proporcionar.

Entre as ferramentas gratuitas para saber como divulgar minha empresa na internet está um parceiro para auxiliar a sua empresa a ser inserida nos mapas do Google (e demais ferramentas de mapas) e incrementar de maneira significativa a presença local de seu negócio: o Google Meu Negócio (ou Google My Business).

O Google Meu Negócio vêm para confirmar ao mundo a localização física do seu estabelecimento. Desta forma, uma vez feito seu cadastro, o Google manda uma carta confirmando a sua localização.

Aí Pronto! A mágica foi feita! A partir do momento da confirmação, a sua empresa é indexada ao mapa do google e é facilmente achada por GPS pelo próprio nome do seu negócio.

E mais: recentemente, devido a uma nova atualização do google, ao digitar o ramo de atividade da empresa, mesmo sem acrescentar a localização, o google te dá como resultados no Google Meu Negócio as empresas mais próximas de você, potencializando a busca pelo seu negócio por aqueles que tem a necessidade de consumir/contratar o seu produto/serviço.


10. OLX

A Plataforma de compradores e vendedores online OLX é, de fato, um grande negócio para fazer com que se encontrem estas duas partes essenciais num processo de venda.

E o melhor: é gratuita e muito fácil de configurar.

Basta selecionar a região, escolher o tipo de produto/serviço que está vendendo, caprichar na descrição e na foto que já é meio caminho andado!

A grande quantidade de vendas feitas por dia impressionam! 

Apesar de possuir opções pagas, o OLX ainda constitui uma ferramenta muito boa para gerar resultados para seu negócio na internet.


11. Mercado Livre

Para quem vende produtos para todo o país, o Mercado Livre não é novidade, porque se trata da maior comunidade de compra e venda da América Latina.

Famosa por ter produtos sendo veículados por um preço mais baixo, o Mercado livre é uma opção formidável para quem deseja ter amplitude nacional e quer oferecer o seu produto sem fronteiras.

É muito simples criar a sua página no mercado livre, porém é necessário, para que haja um aumento significativo das vendas, uma boa reputação e boas avaliações, uma vez que são fatores preponderantes levados em consideração pelos usuários que acessam.

Mais um artifício gratuito para constituir seu negócio on-line.

Estas são algumas formas gratuitas de como divulgar a minha empresa na internet.

Existem outras opções baratas, porém pagas, para potencializar a divulgação da sua empresa no meio digital. Abaixo estão algumas delas:


Divulgar site

12. Crie um site

Atualmente, temos diversas plataformas de construção de sites para pessoas que se predispõem a aprender e criar a representação da sua empresa no mundo digital por um preço muito baixo.

Criar um site representa mostrar ao mundo tudo o que sua empresa oferece. Desta forma, deve ser feito para que seja de fácil entendimento, organização e que tenha uma aparência agradável à experiência do usuário.

O grande acréscimo que sua empresa tem, quando da construção de um site, reside no fato de que o site abre as portas para uma outra gama extensa de divulgações.

Entretanto, não se esqueça: seu site deve estar perfeitamente adaptado para visualização em celulares e tablets, já que a maior parte dos acessos por parte dos brasileiros está sendo feito por meio dos smartphones.

Está com dificuldade na criação do seu site? Nós podemos lhe ajudar!



13. Anúncios Patrocinados nas redes sociais

Principalmente no facebook, esta é uma forma que possibilita resultados reais com o menor custo de investimento. O Melhor de tudo é que nestes anúncios patrocinados é possível segmentar exatamente quem você deseja atingir.

Desta maneira, dependendo da forma em que for segmentado seu anúncio patrocinado, bem como o que está sendo oferecido, os resultados são inevitáveis.

Algumas das possibilidades de segmentação são as seguintes categorias:
- Sexo
- Faixa etária
- Localização
- Interesses

Portanto, pode-se atingir em cheio o público alvo da sua empresa, DESDE QUE, você consiga identificar o seu público alvo de forma correta. (?!?!)

Ficou meio confuso? A verdade é que muitas empresas não identificam seu público alvo da maneira que deveriam. Deixarei este assunto para outro post, o qual falaremos mais sobre isto.

O facebook ainda possibilita que mude-se o foco da divulgação, permitindo divulgar seu vídeo, divulgar site, e muito mais.

O Passo-a-passo é muito fácil e existe a maneira mais simples(porém com menos opções) e a mais complexa, mas o ideal é que um profissional especializado em social media possa lhe auxiliar nesta tarefa.


Deseja saber quanto custa para que um profissional cuide da sua rede social?


14. Anúncios patrocinados do Google (Google Adwords)

Já pensou em abrir a sua empresa e, do dia pra noite, ela aparecer na primeira posição dos buscadores?

Pois bem, isto é totalmente possível, por meio do Google Adwords! Ao se configurar uma campanha e colocar créditos o seu anúncio (divulgação do seu site) aparece entre os primeiros para as palavras chaves desejadas.

Simples assim? Falando assim até que parece, mas para configurar uma conta de maneira profissional alguns requisitos são exigidos para obtenção do melhor resultado com o menor custo.

Funciona mais ou menos da seguinte forma: você lista uma quantidade de palavras chaves pertinentes ao seu negócio. O Google determina o valor por clique desta palavra-chave. Toda vez que alguém digitar a palavra chave, a sua empresa aparece listada para que possa ser clicada. Uma vez clicada, o valor é debitado do crédito colocado. 

Ainda é possível segmentar isso para localidades específicas, para que, somente aqueles que você julga apto a consumir do que oferece, possam de fato achar o seu negócio.

É uma mão na roda! Entretando, como nem tudo é tão fácil assim na vida, o valor para execução destas campanhas e o valor dos cliques nem sempre é barato. Entre os fatores que podem encarecer o seu clique está a concorrência, ou seja, a quantidade de empresas que fazem este mesmo tipo de divulgação que você.


15. Guias Comerciais

Antes com muito mais presença nos resultados do Google, os Guias Comerciais ainda constituem uma válida opção de divulgação da sua empresa.

Diversos Guias Comerciais On-line podem lhe auxiliar neste processo de divulgação da seu negócio na web, pois eles conseguem posicionamento relevante no Google de acordo com a palavra-chave que representa o seu ramo de atividade em determinada localidade. Potencializa-se assim as ligações para a sua empresa, bem como o acesso ao site, resultando em clientes efetivos.

Primeiramente, deve-se saber aonde está localizado seu público alvo: nas redondezas da sua empresa? No seu Bairro? Em todo a cidade? Ou em todo o país?

Esta é a primeira pergunta que deve ser feita, pois não adianta querer divulgar para uma localidade enorme, se o seu público é eminentemente local. Um exemplo claro são os salões de beleza, que possuem públicos, quase que em sua totalidade, locais. Ou seja, consome de um salão de beleza, em sua maioria, as pessoas que se localizam, ou moram, ou trabalham na região em que esta empresa está estabelecida. Divulgar, pois, para toda a cidade seria um desperdício de tempo e dinheiro.

Além desta pergunta, devemos saber ao certo como os clientes procuram pelo ramo de atividade da sua empresa.

Sabendo estas respostas, pode poupar-lhe muito dinheiro e render-lhe grandes resultados.

 

Conheça o melhor Guia Comercial para divulgar o seu negócio.


Pois bem, estas são 15 dicas matadoras de como divulgar sua empresa na internet.

Existem ainda uma infinidade de outras formas de fomentar a divulgação do seu negócio, bem como aprimorar e elevar o nível das que foram acima citadas.

Ainda possui uma dúvida? Quanto fica para divulgar a minha empresa?
Faça um orçamento agora!

Esperamos ter auxiliado neste início e até o próximo post.

 

Quero saber quanto custa e como divulgar minha empresa na internet?

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